Treinamento

BRIGADA DE INCÊNDIO IN COMPANY

A brigada de incêndio é mais uma das etapas que deve ser cumprida para a emissão ou renovação do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Este treinamento capacita os funcionários participantes, a se tornarem brigadistas da instituição onde trabalham.

A função do brigadista é atuar no princípio de um incêndio e ajudar na evacuação dos ocupantes do edifício, especialmente aqueles com mobilidade reduzida.

Para ser brigadista o funcionário deve preencher alguns requisitos básicos:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ser alfabetizado e dispor de boa saúde física;
  • Ter bom conhecimento das instalações do seu ambiente de trabalho; e
  • Não se ausentar do trabalho durante o expediente.

A OFOS possui em seu quadro de funcionários um Bombeiro Civil, que está totalmente apto a ministrar o curso nas empresas. O curso tem duração de até 8 horas. São abordados aspectos teóricos como as classes de incêndio e os diferentes tipos de extintor, por exemplo. Mas também tem uma parte prática, onde o brigadista aprende a operar os diferentes equipamentos de combate a incêndio.

PLANO DE ABANDONO DE LOCAL DE TRABALHO – PALT

Este treinamento capacita os ocupantes de um edifício, na correta forma de evacuação do local em caso de incêndio. Geralmente é solicitado pelo Corpo de Bombeiros para edificações de grande porte e/ou que possuem fluxo de ocupantes muito alto. Pode ocorrer também, de ser requisitado por seguradoras, como uma medida de prevenção adicional.

A OFOS orienta, a alguns clientes específicos, a realizar o serviço, mesmo que não seja solicitado legalmente por nenhum órgão. Dessa forma, os usuários do prédio se mantem bem informados em caso de incêndio e sabem exatamente como reagir.

O PALT é formado por três etapas:

  • 1ª Etapa – Elaborar um planejamento escrito, uma espécie de manual, prevendo os procedimentos a serem seguidos em caso de incêndio. Também são elaboradas plantas de risco de toda a edificação, contendo localização dos equipamentos e rotas de fuga. Essas plantas devem ser distribuídas pelo edifício para que todos os ocupantes possam visualizar e ter conhecimento das orientações.
  • 2ª Etapa – Divulgação do plano de abandono para toda a população fixa da edificação.
  • 3ª Etapa – Realização do exercício simulado. Ao contrário da Brigada de Incêndio, todos os ocupantes da edificação devem participar. É o momento de avaliar se a evacuação ocorre de forma rápida e segura durante um sinistro.

Durante o treinamento, a equipe da OFOS é organizada para avaliar todas as ações, cronometrando o tempo em que acontece a evacuação do edifício, a fim de certificar que os procedimentos são adequados e suficientes para os casos de incêndio.

Trabalhe Conosco na área de Recarga de Extintor

Nem todas as edificações necessitam dos treinamentos. Você sabe se a sua precisa?

Fale conosco

  • Telefone: (11) 2972-8948
  • WhatsApp: (11) 2972-8945
  • comercial@ofos.com.br

Entre para nossa lista

This contact form is deactivated because you refused to accept Google reCaptcha service which is necessary to validate any messages sent by the form.
WhatsApp WhatsApp - Fale Conosco