Incêndio na cozinha

Escrito por Vítor Fernandes

Diretor na OFOS com mais de 10 anos de experiência no mercado de prevenção e combate a incêndios

O incêndio em cozinhas profissionais, industriais e mesmo em residências, constituem um sério risco ao patrimônio e a vida. Lidar com óleo quente, gás e gordura sempre aumenta a possibilidade de acontecer algum imprevisto, que pode se transformar em um incêndio.

Ao longo deste texto, vou explicar tudo que você precisa saber para regularizar sua cozinha profissional, e para se sentir mais seguro ao cozinhar em casa.

Estes são os tópicos que serão tratados:

  • Segurança contra incêndio em cozinha profissional
  • Segurança contra incêndio em cozinha residencial
  • Extintor de incêndio para cozinha
  • Prevenção contra incêndios em sistema de exaustão para cozinhas industriais e profissionais
  • Quais cozinhas profissionais precisam de um sistema de exaustão de incêndio?
  • O que fazer em caso de incêndio na cozinha
  • Dicas para evitar princípios de incêndio na cozinha

Espero que goste!


Segurança contra incêndio em cozinha profissional

A prevenção de incêndios em cozinhas industriais ou profissionais é de extrema importância por se tratar de locais com grande circulação de pessoas e alto risco de incêndio. São locais como: restaurantes, bares, hotéis e escolas com instalações para café ou cantina, só para citar alguns exemplos.

A segurança na cozinha depende muito do treinamento dos funcionários. É importante que saibam reagir frente ao incêndio, sendo capazes de tomar decisões acertadas. Reações inconscientes podem levar a uma piora do quadro, aumentando o incêndio, causando explosões e colocando mais vidas em risco.

Segurança contra incêndio em cozinha residencial

Mesmo não tendo o mesmo risco de uma cozinha profissional, a cozinha residencial também apresenta grandes riscos. No ano de 2021 foram mais de 6.000 atendimentos em residências e empresas feitos pelo Corpo de Bombeiros.

Em 1º lugar está o curto-circuito, muito comum em residências com elétrica antiga e inadequada, ou por conta de eletrodomésticos defeituosos. O vazamento de gás é ocupa o 7º lugar na lista de causas de incêndio.

Sempre fique atento na cozinha, mantenha crianças e pets longe do fogão e das panelas.

Extintor de incêndio para cozinha

Toda cozinha industrial e profissional deve possuir extintores em número suficiente, para extinguir qualquer princípio de incêndio. O único tipo de extintor que pode ser usado neste ambiente é o Extintor de Classe K, também conhecido como agente saponificante Komet-K.

Este agente saponificante é de base alcalina. Ao entrar em contato com gordura e alta temperatura, forma uma espuma que abafa o fogo.

Prevenção contra incêndios em sistema de exaustão para cozinhas industriais e profissionais

Quando o fogo é detectado a primeira ação do sistema de exaustão é cortar o fornecimento de gás e eletricidade para os equipamentos da cozinha.

O mesmo agente K usado nos extintores, também é utilizado em sistemas automáticos de extração de incêndio instalados nas coifas e sistemas de exaustão. Então logo após do corte de energia e gás, o fogo é combatido com o agente K.

Quais cozinhas profissionais precisam de um sistema de exaustão de incêndio?

Segundo a Instrução Técnica nº 38 do Corpo de Bombeiros, relaciona as cozinhas profissionais que devem ter esse tipo de sistema. Devem estar instaladas em edificação com área superior a 750m² e/ou altura maior eu 12m, e possuir equipamentos de cocção moderados, severos e combustível sólido.

Veja como o Corpo de Bombeiro classifica estes equipamentos:

Incêndio na cozinha - tabela 1 da IT nº 38 do Corpo de Bombeiros

O que fazer em caso de incêndio na cozinha

Neste parágrafo, vou te falar o que você deve fazer em caso de incêndio na cozinha. Mas tão importante quanto, também vou falar sobre o que não se deve fazer.

A primeira coisa a se fazer diante de um incêndio é manter a calma, para que assim você possa pensar claramente e tomar as decisões corretas. Na pior das hipóteses, não demore a contatar o Corpo de Bombeiros.

Incêndio com óleo de cozinha

Provavelmente o maior causador de incêndios na cozinha, e responsável por inúmeras queimaduras graves. Caso não possua nem um sistema de combate automático e nem um extintor, abafe o fogo. ´Primeiramente desligue a chama, depois use uma tampa de panela, uma tábua de madeira, ou algo que seja minimamente resistente ao fogo. Não esqueça de usar uma luva de forno para se proteger.

Em hipótese alguma jogue água neste tipo de incêndio. A água em contato com o óleo, evapora, se expande instantaneamente e explode. Esta explosão aumentas as chamas e espalha pela cozinha partículas de óleo incandescente.

Incêndio decorrente de vazamento de gás

Se você sentir cheiro de gás dentro da cozinha, ou em algum cômodo adjacente, mantenha a calma. A primeira coisa que deve ser feita e abrir todas as janelas e portas para aumentar a circulação de ar, fazendo com que o gás se dissipe. Confira se as bocas do fogão e forno estão com o gás fechado. De forma alguma, acenda as luzes, pois uma única faísca pode causar uma explosão. Da mesma maneira não acenda fósforos e isqueiros, mesmo de noite.

Dicas para evitar princípios de incêndio na cozinha

  1. Mantenha todos os equipamentos da cozinha em perfeito estado de limpeza. Em especial, limpe toda a gordura de grelhas, chapas, fogões, fornos, fritadeiras e outros locais onde ela pode se acumular. A gordura é altamente inflamável e difícil de apagar.
  2. Mantenha os botijões de gás em local arejado, protegidos do sol e da chuva e de qualquer outra fonte de calor. Verifique periodicamente o regulador de pressão a mangueira e a braçadeira, e troque componentes inadequados.
  3. Fique atento aos materiais inflamáveis na cozinha, para mantê-los longe das chamas e das superfícies quentes. São eles: panos de prato, papel toalha, cortinas, embalagens plásticas, líquidos inflamáveis, dentre outros.
  4. Nunca deixe os cabos das panelas virados para fora, isso diminui a chance de acidentes.
  5. Não ligue muitos eletrodomésticos na mesma tomada, a sobrecarga pode causar um curto-circuito.
  6. Parece óbvio, mas nunca fume na cozinha.

Quer saber mais detalhes?

Entre em nosso site www.ofos.com.br e visite nossas páginas no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Gostou do que leu? Veja nos últimos artigos:

O incêndio nas Lojas Renner em 1976

AVCB vencido? Evite multas e sanções!

Compartimentação horizontal e vertical: tudo que você precisa saber!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp WhatsApp - Fale Conosco